quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A Paciência

Viva!
Meus caros amigos e minhas caras amigas

Dizem que das sete virtudes a paciência é sem duvida a mais difícil de desenvolver.
Pois bem, sou obrigada à concordar.

Há pessoas que pensam que quando perdemos a paciência, acabou - se tudo, é o fim da linha, mas não, não é assim.  Ela é difícil de resolver sim, mas uma vez resolvida, ela trás - nos benefícios e alguma paz interior.
Quando se perde a paciência, pode - se ler poesia, ouvir a balada preferida, o melhor remédio mesmo é ir apanhar ar , enfim...
A paciência dá - nos capacidade para caminharmos em direção aos nossos objetivos.
Ontem, numa das minhas aventuras por Paris, entrei numa loja para depositar o meu Curriculum vitae e ao longe vi uma senhora toda elegante, em cima do seu salto alto e com a sua mala de mão da marca Gucci, ou sei lá que marca era. Só sei que de longe, aparentava ser uma senhora de classe. Vi - a a falar com um dos funcionários da loja, não percebi o que aconteceu ao certo, mas de repente ouviu - se a voz da senhora ao fundo da loja, estava aos berros com o empregado. Perdeu a paciência, perdeu minutos de amor à si própria.
 Segundo  Pierre Teilhard de Chardon "Não somos seres humanos a passar por experiências espirituais, mas sim seres espirituais a passar por experiências humanas".
É o barulho dos carros, do choro da criança, do toque do telemóvel, a voz do vizinho...tudo incomoda. E a paciência? Essa já -se começa a esgotar!
É possível exercitá-la através de várias formas, por exemplo, quando estamos numa fila de trânsito ( em que que querendo ou não somos obrigados a esperar), no namoro ( se não tiveres paciência com o amado/amada dificilmente as coisas resultam), no trabalho, na própria convivência que temos com a nossa família, existem muitas formas de exercitar a paciência. Uma pessoa sabe que, para se tornar paciente tem que praticá-la muito até alcançar um objectivo com que sempre idealizou.
Eu, por exemplo, considero-me uma pessoa paciente, mas por vezes, como todo o ser humano, perco-a. E quando isso acontece, refujo -me no desporto, que é o grande aliado do stress, oiço musica, cozinho...entre outras coisas que gosto de fazer.

E tu ? Consideras-te uma pessoa paciente? O que fazes quando perdes a paciência?

A paciência mesmo, é uma virtude, e nem todos à conseguem alcançar...Infelizmente!

Margarida Urolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário